O Falso Arco-íris

Eu já pensei que o mundo fosse como um arco-íris, com tantas cores em perfeita harmonia. Só que a tal perfeição harmônica que eu pensava que existia, enganou meu coração; me enganou numa doce ilusão, que em vez de ser colorido, era, na verdade, preto e branco. É evidente que tal arco-íris existe, mas também há os seus extremos opostos que se atraem de alguma maneira: o preto e o branco, nos revelando o mundo real.

O falso arco-íris é o mundo de fantasia que vivemos. Muitas vezes, a realidade é tão caótica que somente enxergamos o preto e o branco e não as cores perfeitamente harmônicas. Nisso, somos tentados a buscar o pote de ouro no fim do arco-íris, mas o que se encontra são apenas pedras pintadas de ouro. Isso quer dizer a facilidade que tentamos encontrar para alcançarmos sucesso e alívio do sofrimento, mas isso não passou de meras ilusões e trivialidades que são facilmente esquecidas. 

O mundo é difícil de viver. Se nos prendermos apenas nas fantasias que o sistema oferece, como o suposto arco-íris perfeito e harmônico, seremos feitos de idiotas em busca do pote de ouro que não existe. Felicidade perfeita não existe. O que podemos fazer é aprender a lidar com as adversidades da vida e, de pouco em pouco, construir uma vida melhor. Seremos felizes quando aprendermos a construir a nossa própria felicidade alcançando as coisas verdadeiramente substanciais.

Comentários

Textos mais lidos