O Poder da Esperança

Muitos se esquecem do verdadeiro sentido daquilo que nos move em momentos precários de tanta dor e desespero. Mesmo esquecida, essa verdade nunca permanece oculta por muito tempo. De um modo ou de outro, ela se revela de maneiras distintas e, muitas vezes, antagônicas daquilo que realmente esperamos receber. Essa verdade chama-se Esperança. A esperança nos dará a força necessária para que possamos suportar as mazelas humanas, as dificuldades, os sofrimentos, as angústias e as piores dores, podendo ser esses dramas causados até mesmo por nossas próprias mãos. São dramas que precisamos enfrentar, embora carreguemos a falta de esperança de que podemos obter algum êxito. Isto tem tomado a nossa força de vontade e, até mesmo, a alegria de viver. Ninguém consegue aguentar os grilhões da vida sem haver esperança em seu coração.

  Com o "efeito chicote" que se volta contra nós mesmos, ferimos as nossas almas com os maiores sucessos em destruição humana que temos conhecimento — se é que temos alguma ciência sobre aquilo que está nos matando aos poucos, porque é bem provável que não. Nos ferimos a partir do nosso poder de escolha, sendo esta a liberdade de escolher o mal ao invés de escolher o bem. A humanidade caminha juntamente com aquilo que a faz perder a esperança por se equivocar em sua ignorância e fraqueza, em que, continuamente, pensa ser livre quando, na verdade, já não é há bastante tempo. A sua liberdade sempre é atrelada aos aspectos mais vis e banais, de modo que isso acaba escravizando a sua mente e força de vontade, sufocando a esperança de vir a seu encontro. Isto é a sua fraqueza. É evidente que o poder de escolha é inerente a qualquer ser humano por ele ser constitutivamente livre, mas tal liberdade pode ser usada para amarrar suas próprias mãos, fechar a jaula de sua cela e jogar a chave fora, acabando com qualquer fagulha de esperança que possa existir. Está claro que as suas ações sufocaram qualquer forma de esperança, impedindo que a mesma clareie o caminho que é pavimentado através do bom e velho poder de decisão e virtude própria. Precisamos mudar as nossas atitudes para que a esperança venha surgir novamente.

  Também existem circunstâncias que não temos controle. Na vida, por mais bela e grandioso que seja, também existe sofrimento e dor. São coisas que não temos o controle absoluto. Só o fato de não termos o controle total sobre tais circunstâncias que a vida nos impõe, já é um motivo para sofrermos. Isso pode ser um fardo que nos causa sofrimento e que precisamos superar com a força da esperança ao nosso lado, porque sem ela, iremos perecer.

  A fé de se obter um futuro promissor, a esperança de se alcançar um objetivo e a espera pelo fim de qualquer sofrimento, nos põe, de todo modo, à disposição para o alcance de uma nova etapa de vida, em fazer eclodir um novo modo viver tendo como combustível a confiante perseverança em um futuro melhor. A esperança é estupenda em trazer transformações, em que a certeza de uma mudança em um futuro próximo ajuda a nos manter de pé quando as coisas estão indo mal. A esperança surge como um ar que respiramos quando estamos afundando em alto mar, como uma luz que ilumina a escuridão quando não temos mais condições de enxergar o mundo ao nosso redor e como um alívio quando estamos sofrendo com uma dor terrível que não cessa. Entender essa realidade nos colocará na direção que devemos estar. Há um futuro que desconhecemos, mas a esperança nos ajuda a entender que nada está perdido antes da hora. Ela renasce os corações abatidos. A esperança é a perseverante confiança em um futuro melhor. Com a esperança, nada ainda está perdido. Isso é o combustível que deve nos mover em qualquer circunstância.

Comentários

Textos mais lidos