A Dor do Prazer

Tratando sobre a busca da felicidade mediante um prazer a todo custo, se produz um efeito rebote, como um elástico que, ao ser esticado ao máximo, retorna com mais força e velocidade ao ponto de provocar um certo dano. O prazer alivia a dor, porém, por um certo período de tempo. Muitos buscam esse prazer, mas acabam por sofrer o rebote que, ao invés de trazer alegria plena e satisfação, produz o inverso, como é constantemente feito em diversas ocasiões.

O indivíduo pode entender essa questão mediante a busca pela verdade e a contemplação da mesma através da razão e da humildade, porém não é o que acontece. Isso trata-se de uma alegria efêmera, com duração limitada, como o rebote do elástico, produzindo tristeza, solidão, insatisfação e até mesmo depressão. Deve-se perguntar a si mesmo e buscar a verdade dentro da realidade cotidiana: por que pratico isso? Quais são os benefícios desse estilo de vida? Será mais importante uma alegria na "casca" ou em meu coração? 

É preciso possuir o entendimento do estado real da própria vida, onde o exterior aparenta estar feliz, mas o interior está completamente infeliz. As respostas virão quando seu coração, humildemente, se abrir à verdade e quando perceber que a verdadeira felicidade não está nessa caça pelo prazer absoluto. Quando entender isso, saberá o fidedigno sentido do que se constitui a felicidade, dentro do bom espírito que conduz a uma verdadeira felicidade interior. Essa é uma felicidade interior que verdadeiramente nos satisfaz.

Recomendação de vídeo do canal:

Comentários

Textos mais lidos